Conheça o Dr. Brilliant - o médico Hippie que nos salvou da pior epidemia da história

Em 1962, um encontro casual com Martin Luther King Jr. iria transformar a vida de um jovem estudante de medicina chamado Larry Brilliant.

Larry Brilliant com um computador cedo Apple II. Todas as imagens cortesia da editora HarperCollins.

Dr. Brilliant iria passar a ajudar a erradicar a varíola, Google.org direta, ajudar a salvar 4 milhões de pessoas da cegueira, e tornar-se um dos principais especialistas em pandemias globais.

Martin Luther King Jr., da Universidade de Michigan de 1962.

Mas aos 19 anos de idade, Brilliant estava escondido em seu dormitório, subsistindo de doces de amendoim obsoleto e livros de banda desenhada, com o pensamento de perder seu pai ao câncer atingidas pelo sofrimento.

Um dia Michigan chuvoso, Brilliant puxou-se para fora de seu dormitório e tropeçou em um auditório ver um pregador negro de Atlanta, Geórgia, falar de esperança, verdade e justiça.

Apenas 60 estudantes estavam em uma sala cavernosa significou para 3.000. Os administradores escolares foram embaraçado com a baixa participação, mas Martin Luther King Jr. não estava. Rindo calorosamente, ele disse à assembléia, "Por que não vocês vêm aqui em cima. Dessa forma, há mais de mim para ir ao redor. "

Brilliant se juntou aos outros aos pés do rei e sentou-se paralisado como uma palestra de uma hora se transformou em seis.

"[Rei] famosa falou sobre o arco do universo moral que iria dobrar para a justiça, mas não iria dobrar por conta própria. Você tem que saltar para cima, arrastá-lo, torcê-lo, puxá-lo para baixo em direção à justiça. Você tem que influenciar o arco ", disse Brilliant.

A experiência mudou Brilliant. Ele sabia que não poderia simplesmente mentir em torno de sentir desmotivado.

Brilliant começou uma jornada de auto-descoberta e transformação que iria ajudar a salvar as vidas de milhões no processo.

Larry Brilliant na Ilha de Alcatraz.

Inspirado por King, Brilhante tornou-se um ativista. Ele marchou em comícios de direitos civis. Em 1970, ele entregou um bebê do nativo americano na ilha de Alcatraz durante um impasse com o governo dos Estados Unidos . Ele ainda salvou a vida de um ex-Boina Verde que o atacou na ilha com uma faca.

Que se seguiu a fama levou a um telefonema de Warner Brothers, e logo, Brilliant estava estrelando em um filme "Woodstock sobre rodas" chamado " Medicine Ball Caravan ", interpretando um médico ao lado de luminares musicais como Alice Cooper e BB King. Em seguida, ele acabou levando uma caravana através da passagem de Khyber com sua esposa, Girija, e seu melhor amigo, um hippie chamado Wavy Gravy.

As aventuras de brilhantes podem parecer muito selvagem para ser verdade. Mas, por tudo isso, ele estava no caminho para encontrar o seu destino.

Em 1972, Brilliant acabou nos Himalaias aos pés de um homem santo. O guru, chamado Neem Karoli Baba, a mão de Brilliant cruzadas e deu-lhe a realização de um amor profundo, profundo e universal para todos no mundo.

"Estas máquinas em que vivemos, esses corpos, eles não vêm com um manual de instruções, e eu não sabia que o meu era capaz. Eu não sabia onde o interruptor de ligar foi que amava a todos. Mas ele ligou ", disse Brilliant de sua reunião.

O guru - que se referiu a Brilliant como "Dr. America" - disse-lhe que o seu destino seria a de trabalhar para curar uma das piores pandemias de todos os tempos: a varíola.

Brilhante com seu guru, Neem Karoli Baba.

A varíola matou mais de 300 milhões de pessoas no século 20 , e foi causando estragos em famílias na Índia.

Seguindo as instruções de seu guru, o agora 27-year-old Brilliant levou o passeio de trem de 17 horas para a sede da Organização Mundial de Saúde em Nova Deli. Mas o sucesso não acontece durante a noite para o jovem médico.

"Eu foi expulso em 30 segundos", disse Brilliant. "Eu entrei com um vestido e uma barba até os joelhos, e foi um vestido. Mas você sabe, eles pensaram que parecia um vestido. Foi um robe ashram. E eles me expulsaram. "13 tentativas depois, ele finalmente conseguiu o emprego mais baixo pago lá.

Em apenas alguns anos, Brilhante passou a liderar uma equipe da OMS que desempenham um papel fundamental na erradicação da varíola.

equipe de erradicação da varíola de Chota Nagpur.

Brilliant lembrou que foram equipe de 170 países diferentes no programa de erradicação da varíola da OMS - todos os que lutam a doença juntos, apesar profunda divisão entre muitos de seus países.

"No meio da Guerra Fria, russos e americanos trabalharam em conjunto para erradicar a varíola, e as pessoas sentadas em torno da mesa eram de todas as raças, todas as religiões, todas as línguas que você poderia pensar", disse Brilliant.

Rahima Banu, o último paciente da varíola conhecida.

A equipe foi maior do que a soma de suas partes, e, em 1975, eles ganharam. Brilliant viu o último caso de varíola assassino com seus próprios olhos: uma garota chamada Rahima Banu . Depois de contrair a doença aos 2 anos de idade, ela foi curada.

Brilliant passou a mobilizar amigos - incluindo Steve Jobs, com quem se encontrou no ashram de seu Guru na Índia - para fazer ainda mais bom.

Reunindo da Fundação Seva em 1979

Entrou em contato com ex-membros da OMS e criado Seva, uma organização que deu vista a 4 milhões de pessoas cegas.

Ele tornou-se diretor-executivo do Google.org e ganhou o Prêmio TED . Ele expôs seu desejo de um sistema de alerta para parar pandemias e ajudou a criar o Google Flu Trends .

Ele presidiu o Fundo Ameaças Skoll Global, tornando-se uma das maiores esperanças da humanidade na luta contra as pandemias globais.

Em última análise, Brilhante é um dos maiores heróis na saúde global hoje.

Larry Brilliant dá vacina contra a poliomielite cai em Chitrakoot, Uttar Pradesh, na Índia.

Ele realmente viveu uma vida "brilhante". Assim como muitos de nós, ele lutava com a depressão e medo, e ele se perguntou o que seu propósito era - mas ele sempre soube escutar.

"Eu costumava dizer aos meus alunos quando eu era um professor, sempre esperar o Imponderabilia. Essa é uma palavra inventada", disse Brilliant. "É uma pequena criatura que vem sobre você quando você menos espera dele e sussurra em seu ouvido algo que você não tenha pensado. Sempre esperar que pouco reviravolta inesperada. Sempre estar disposto a ouvir ."

A história de Brilliant nos ensina que incríveis realizações humanas só pode ser alcançado mediante a fé em nós mesmos e se unem com um objetivo comum em mente. Leva todos nós para dobrar o arco do universo moral para a justiça.